• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT-AM: Carretas tecnológicas, construídas a partir da reversão de valores decorrentes de ações movidas pelo órgão, iniciam operação na terça-feira (29)

MPT-AM: Carretas tecnológicas, construídas a partir da reversão de valores decorrentes de ações movidas pelo órgão, iniciam operação na terça-feira (29)

O Projeto, que ficará sob a responsabilidade do STEM-UEA, prestará cursos sobre o novo mundo do trabalho digital e tecnológico da Indústria 4.0 para alunos do ensino médio das escolas públicas do Amazonas.

 

Na próxima terça-feira (29/3), nas dependências do IFAM, no Distrito Industrial, iniciarão as atividades das carretas tecnológicas, com capacidade para 80 alunos, simultaneamente, que prestarão cursos gratuitos de robótica, indústria 4.0, o novo mundo do trabalho digital, em benefício dos alunos das escolas públicas do Amazonas, do ensino médio.

Os primeiros alunos do nível médio a ser beneficiados serão os alunos do Instituto Federal do Amazonas.

O Projeto será coordenado e gerido pela Academia Stem/UEA, por meio de sua equipe de doutores, mestres, professores e alunos de cursos da área de tecnologia.

Para o Ministério Público do Trabalho, segundo o Procurador do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, o início da operacionalização e funcionamento das carretas tecnológicas estava sendo aguardado com muita expectativa, em razão dos benefícios que o projeto, em termos de conhecimento, trará para os alunos das escolas públicas do ensino médio no Amazonas, apresentando-lhe e os qualificando para o novo mundo do trabalho digital.

Segundo ainda o Procurador, as carretas foram pensadas e viabilizadas pelo MPT, graças à reversão de valores obtidos em ações civis públicas, movidas pelo MPT no Amazonas, perante a Justiça do Trabalho, e sua concretização conta com o apoio e a participação de várias outras instituições como a UEA (STEM) e a SUFRAMA, permitindo a realização pedagógica do curso, e sua respectiva certificação, como também sua viabilidade financeira futura, com recursos de P&D, respectivamente.

Entenda o que são as reversões de valores feitas pelo MPT em favor da sociedade.

O MPT tem por atribuição constitucional defender a ordem jurídica trabalhista e tutelar o direito dos trabalhadores, por meio da proposição de Termos de Ajustamento de Conduta e o Ajuizamento de Ações Civis Públicas, movidas perante a Justiça do Trabalho.

Todas as vezes em que é verificada que uma pessoa física ou jurídica (empresa) descumpre uma lei trabalhista ou de proteção social, o MPT imediatamente passa a agir, e dessa sua atuação, essas pessoas, além de terem que regularizar o cumprimento da lei, são, quase sempre, condenadas ao pagamento de indenizações por danos morais coletivos, em razão dos prejuízos causados a sociedade.

São justamente os valores dessas indenizações, pagas por essas pessoas que descumprem a lei, a partir da atuação do MPT, que são revertidas em favor da sociedade, por determinação da Lei de Ação Civil Pública, como forma de reparar o dano por elas causado.

Foi justamente a reversão dessas indenizações, obtidas a partir da inciativa do MPT, que se pensou e viabilizou a confecção e agora a operacionalização das carretas tecnológicas no Estado do Amazonas.

Entrega das carretas

As carretas foram entregues pelo MPT à UEA em outubro de 2021, com as presenças dos procuradores do trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento e Marcus Cutrim; do presidente da Sansumg da unidade de Manaus, Jeong Seung Moon, do reitor da UEA, prof.Dr. Cleinaldo de Almeida Costa, do Superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAM), gal. Algacir Polsin, entre outros.

Entrega das carretas em 2021

 

 

Imprimir