• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT/AM participa de aula inaugural de laboratórios móveis construídos com recursos de ação trabalhista

MPT/AM participa de aula inaugural de laboratórios móveis construídos com recursos de ação trabalhista

A primeira unidade do laboratório recebeu 40 alunos do ensino médio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), primeira instituição de ensino a ser beneficiada pela iniciativa.

O Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT/AM) participou, na manhã desta terça-feira (29), no Campus Distrito Industrial do IFAM, da aula inaugural do laboratório móvel instalados em carretas adaptadas, espaço onde jovens do ensino médio da rede pública de ensino terão acesso ao conhecimento do mundo virtual, da indústria 4.0, programação por blocos e robótica.

Os dois laboratórios, construídos com recursos decorrentes de destinação a partir de acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho do Amazonas e a empresa sul-coreana Sansumg, fazem parte do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem (Acadstem) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme ressaltado pelo procurador Marcos Cutrim em vídeo, exibido durante solenidade. As estruturas das carretas, adaptadas para funcionar como laboratório móvel, comportam equipamentos de ponta, como máquinas de corte a laser, impressora 3D e computadores.

Nesta primeira fase as duas unidades atenderão 1.200 alunos do IFAM e de escolas públicas da região, despertando-os para as áreas STEM (ciência, engenharia, tecnologia e matemática), desmistificando essas temáticas como conhecimento inalcançável.

Cerimônia

Antes da cerimônia no ginásio do IFAM, os jovens secundaristas tiveram aula no laboratório, interagindo com os professores, tirando dúvidas, compartilhando sonhos e curiosidades.

Quando foram para a cerimônia, tiveram a oportunidade de ouvir das autoridades presentes os objetivos e as perspectivas do projeto direcionado aos jovens que estão se preparando para a vida profissional e estudos futuros na universidade, no campo das engenharias.

O professor coordenador dos laboratórios móveis, prof. Dr. Adam Medeiros, ressaltou que o projeto está com a missão de revolucionar o modo como se pensa o ensino das tecnologias voltados para o ensino médio. “A ideia inicial é transformar essas carretas em um legado para o estado do Amazonas, muito graças ao Ministério Público do Trabalho e à Sansumg, que estão conosco nesta parceria”, disse.

Para simbolizar esse momento, o coordenador chamou a aluna Giuliana Souza Campos, simbolicamente a representante do primeiro grupo de alunos capacitados na inauguração da estrutura móvel.

Dirigindo-se aos presentes e alunos, o procurador do trabalho do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento, destacou que os laboratórios são a realização de um sonho construído a várias mãos que se iniciou em 2019. Com a pandemia não puderam funcionar, uma vez que as aulas teriam que ser presenciais, mas neste 29 de março estão iniciando suas atividades. “É um projeto inédito, grandioso e só vai ser possível que ele tenha sustentabilidade, também graças ao apoio da Sansumg, que acolheu o projeto, inclusive com P&D e do corpo técnico da UEA, pela Academia Steam”, enfatizou, esclarecendo ainda que para o MPT o projeto visa a alcançar três pilares: combate à evasão escolar (utilizado no contraturno escolar); mostrar o novo mundo tecnológico e seu uso para a solução de problemas; e oportunidade, indo ao encontro do aluno levando conhecimento.

Aos alunos presentes passou uma mensagem: “o que vocês estão recebendo hoje, ninguém do Brasil está tendo essa oportunidade. Vocês estão recebendo material de ponta, com alta tecnologia, e, sobretudo, com professore doutores e mestres na área da tecnologia. Manaus está sendo pioneira, de exemplo nesse avanço de ensino aprendizagem. Então, a palavra de ordem é oportunidade, aproveitem”, finalizou Jorsinei Dourado.

Presentes na solenidade

Estiveram presentes na solenidade, dentre outros, Jaime Cavalcante Alves, reitor do IFAM; profa. Dra Maria Olivia Simão, pro-reitora de Planejamento da UEA, representando o reitor da UEA; Jorsinei Dourado do Nascimento, procurador do Ministério Público do Trabalho, Marcos Cutrim, procurador do MPT, via mensagem de vídeo; Etelmos Teixeira da Silva, gerente de PID da Sansumg, prof. Dr. Jucimar da Silva Júnior, Coordenador dos laboratórios da Academia Stem, da Faculdade de Tecnologia da UEA; prof. Dr. Adam de Medeiros e Silva, coordenador dos laboratórios móveis da Academia Steam.

Imprimir