• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Laboratórios Móveis: MPT, UEA e SEDUC reúnem-se para alinhar parceria de atuação nas escolas da rede pública de ensino

Laboratórios Móveis: MPT, UEA e SEDUC reúnem-se para alinhar parceria de atuação nas escolas da rede pública de ensino

Os laboratórios móveis realizarão cursos com conteúdo sobre mundo virtual, indústria 4.0, programação por bloco e robótica.

Na manhã desta quinta-feira (7), o Procurador do Trabalho do MPT/PRT11, Jorsinei Dourado do Nascimento, o Coordenador dos laboratórios da Academia Stem, da Faculdade de Tecnologia da UEA, prof. Dr Jucimar da Silva Júnior e o coordenador dos laboratórios móveis da Academia Steam, Adam de Medeiros e Silva, foram recebidos pela secretária de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM), profa. Kuka Chave e seu staf para alinhavar parceria objetivando a atuação dos laboratórios na realização dos cursos na rede pública de ensino.

Este é o segundo passo do projeto dos laboratórios móveis, atualmente em andamento com os cursos direcionados às escolas da unidade do IFAM, programado para atender 1.200 alunos do ensino médio. A aula inaugural aconteceu no último dia 29 de março.

O projeto é constituído de 2 laboratórios móveis com capacidade para receber 40 alunos em cada unidade

 No encontro o procurador do Trabalho pontuou a importância do projeto e da parceria, alinhando as missões das instituições envolvidas, formando união entre empresa privada, como Sansumg, instituições públicas voltadas para a educação, envolvendo UEA e Seduc e o Ministério Público do Trabalho, que tem uma coordenadoria voltada para o combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente (Coordinfância).

O projeto dos laboratórios móveis, idealizado pelo MPT e construído com a participação da Sansumg e Academia Steam, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atende, nas palavras do procurador Jorsinei, a três pilares: combate à evasão escolar, operando no contraturno; desperta para a nova realidade, o novo mundo tecnológico e seu uso para a solução de problema; e viabiliza oportunidade para se qualificar para o mundo do trabalho, tendo em vista a existência do Polo Industrial de Manaus.

Os professores Jucimar Júnior e Adam Medeiros apresentaram à secretária imagens e fotografias do projeto com os laboratórios em operação, assim como o ecossistema de projetos que envolve a iniciativa.

A secretária Kuka Chaves declarou entusiasmo pelo projeto e destacou a importância dessa parceria, uma vez que é inviável a Seduc ter laboratório desse porte em todas as escolas da rede pública. Ficou acertado a parceria com o plano de começar as atividades no mês de maio.

Imprimir