• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Reversão de verbas trabalhistas: MPT contribui para qualificação de mulheres migrantes venezuelanas

Reversão de verbas trabalhistas: MPT contribui para qualificação de mulheres migrantes venezuelanas

A primeira turma de qualificação para auxiliar de cozinha foi certificada nesta terça-feira (26), em solenidade na Sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com a presença da procuradora-Chefe da PRT11, Alzira Melo Costa.

O curso de auxiliar de cozinha faz parte do Projeto “Mujeres Fuertes”, executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com recursos oriundos de reversão trabalhista do MPT do Amazonas.

O projeto piloto, com duração de 5 meses, tem o objetivo de fortalecer profissional e emocionalmente 50 mulheres venezuelanas chefe de famílias, realizando cursos na área de empreendedorismo e gastronomia para que elas possam adquirir autonomia financeira para sua subsistência e ao mesmo tempo possam cuidar de suas crianças e adolescentes.

A primeira fase aconteceu em fevereiro, com palestras de apoio psicossocial para essas 50 mulheres que estão participando da iniciativa. A próxima etapa será o curso de empreendedorismo, preparando esse grupo para criar alternativas de geração de renda.

“Esse projeto piloto, desde o momento da incubação, teve participação de membros do Ministério Público do Trabalho do Amazonas, com a execução do Hermanitos e participação de outros parceiros, como Agência de Refugiados do Alto Comissariado das Nações Unidas

(ACNUR) que concedeu um CBI (Cash Based Interventions) para que cada uma das alunas tenham um capital inicial para desenvolver as atividades voltadas para geração de emprego e renda, destacou a procuradora-Chefe do MPT, Alzira Melo Costa.

 

Imprimir