• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT no Amazonas faz lançamento da “Proposta de Programa de Requalificação do Trabalho no Sistema de Mobilidade Urbana de Manaus em uma Perspectiva Sistêmica”

MPT no Amazonas faz lançamento da “Proposta de Programa de Requalificação do Trabalho no Sistema de Mobilidade Urbana de Manaus em uma Perspectiva Sistêmica”

O evento acontece nesta sexta-feira (26/5) no auditório da PRT11 com transmissão pelo canal oficial do MPT no Amazonas e Roraima, via youtube.

A presente proposta, elaborada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), faz parte do projeto “Promoção e implementação dos Princípios e direitos Fundamentais no Trabalho no Brasil” desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo desse projeto da OIT é “fortalecer e implementar medidas de promoção da saúde e segurança no trabalho por meio de transformações concretas na gestão e organização do trabalho numa perspectiva sistêmica com participação dos principais atores envolvidos”, destaca o documento.

No evento de apresentação da proposta, a sociedade terá acesso a um diagnóstico sobre o Transporte Rodoviário Coletivo Urbano de Passageiros na Cidade de Manaus, incluindo aspectos relacionados aos diferentes tipos de contratação, a abrangência e a qualidade dos serviços, as modalidades de remuneração dos serviços, a sua integração intra e intermodal. O estudo pode impactar na melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho no transporte público coletivo municipal por ônibus na cidade de Manaus, como também na qualidade dos serviços prestados para a população da cidade de Manaus que se utiliza do transporte público coletivo.

Participantes

Para garantir a promoção do diálogo social, os pesquisadores criaram dois grupos de discussão: o primeiro grupo teve composição tripartite, contando com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus – STTRM, do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas – SINETRAM e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU. A Fundação Vanzolini e OIT coordenaram as reuniões desse grupo que tinha como principal objetivo entender as demandas de cada setor. O segundo grupo, com caráter mais amplo, promoveu a criação de um fórum técnico-científico com representação dos seguintes atores: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST estadual e municipal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor – IDEC, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Ministério do Trabalho e Emprego (MPE), Associação Amazonense de Medicina do Trabalho – AAMT, MPT, Fundação Vanzolini e OIT.

Assim, o evento, que se realizará dia 26/05/2023 no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, tem como objetivo apresentar o estudo já elaborado e proporcionar a participação dos atores sociais envolvidos na elaboração da proposta, buscando dar continuidade ao trabalho já realizado em uma nova fase.

Serviço:

Lançamento da “Proposta de Programa de Requalificação do Trabalho no Sistema de Mobilidade Urbana de Manaus em uma Perspectiva Sistêmica”.

Dia: 26 de maio de 2023 (sexta-feira)

Local: Sede da PRT11 – av. Mário Ypiranga Monteiro, 2479- Flores

Hora: 9h (início)

Transmissão: canal youtube ( mpt amazonas e Roraima)

Imprimir