• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Estudo sobre Transporte Rodoviário Coletivo Urbano de Passageiros em Manaus propõe melhorias para o sistema

Estudo sobre Transporte Rodoviário Coletivo Urbano de Passageiros em Manaus propõe melhorias para o sistema

As propostas para o desenvolvimento de melhorias foram apresentadas no auditório do MPT em Manaus, em evento transmitido pelo youtube (https://link.mpt.mp.br/3Hr6J3r)

O resultado do estudo “Proposta de Programa de Requalificação do Trabalho no Sistema de Mobilidade Urbana de Manaus em uma Perspectiva Sistêmica”, foi apresentado na última sexta-feira (26/5), pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), OIT e MPT, com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus – STTRM, do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas – SINETRAM, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU, Superintendência Regional do Trabalho e emprego (SRTE), Cerest. UFAM, dentre outros.

Compuseram a mesa de apresentação e diálogo a procuradora do Trabalho, Joali Oliveira, o representante do escritório da OIT no Brasil, Erik Ferraz, e o coordenador-geral do projeto pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Laerte Idal Sznelwar.

O estudo, exposto pelo pesquisador Laerte Idal, teve como frentes de conhecimentos a Análise do Sistema de Transporte Público Rodoviário e o papel de atores sociais envolvidos; a Análise da organização do trabalho em serviços de transporte Público Rodoviário; a análise do trabalho e da vivência profissional dos motoristas baseada na abordagem da ergonomia centrada na atividade; e a análise da relação trabalho e subjetividade baseada na abordagem da psicodinâmica.

Dentre as discussões e contribuições, o estudo apresentou os seguintes elementos a serem considerados: ar-condicionado, transmissão automática, acessibilidade, motor traseiro, piso baixo, reformulação do posto de condução, estofamento de bancos; adequação das tecnologias à realidade local; adequação das vias às tecnologias existentes.

Como oportunidades de ação, o estudo indicou: Definição de padrão para os veículos;Programa de melhoria da frota de veículos; Melhor aproveitamento de tecnologias já existentes e desenvolvimento de novas; e conhecimento sobre as condições de trafegabilidade no espaço urbano.

Propostas de melhorias

O estudo apresentou como possíveis melhorias, que podem ser apoiadas em uma fase II do Projeto, três frentes: Perspectiva Sistêmica e Integradora, O Trabalhar do Motorista, e Condições de Saúde e Segurança.

A primeira frente incluiria a instalação do Comitê de Melhoria; a criação de um observatório da mobilidade Urbana em Manaus; e a concepção de um novo modelo de custeio e contratação. A segunda, abrangeria rever o escopo dos modelos de concessão; constituir equipes de suporte aos trabalhos do motorista e ao serviço de mobilidade; capacitar os motoristas e as equipes de apoio. A terceira englobaria definir padrão para os veículos; estabelecer programa de melhoria da frota de veículos; repensar o sistema de custeio de modo a incorporar o custo social e econômico do afastamento do trabalhador e da trabalhadora; e favorecer o atendimento aos trabalhadores e às trabalhadoras adoecidos e em processo de reabilitação.

Após a apresentação dos estudos e manifestação de vários representantes das instituições presente, foi proposta uma nova reunião para o mês de Julho de 2023, a fim de que seja dado seguimento às propostas apresentadas no estudo.

 

 Acesse o Relatório Final aqui

 Acesse o Resumo Executivo aqui

 

Imprimir