Mujeres Fuertes: MPT celebra culminância da 5ª edição do projeto no Amazonas

A vice-Procuradora-Chefe do MPT no Amazonas e Roraima, Gabriela Menezes Zacareli, acompanhada das procuradoras do Trabalho Raquel Betty de Castro Pimenta, Joali Ingracia Santos de Oliveira e Erika Masin Emediato, receberam na manhã deste sábado (27), 50 mulheres venezuelanas que concluíram o curso de qualificação profissional na área de estética e beleza.

Durante o evento, Rebeca Tovar, Anais Velásquez e Smailliw Rodriguez, venezuelanas qualificadas na 5ª edição, participaram de um painel com o tema: Elas inspiram. Compartilharam suas trajetórias de vida, dialogando com as procuradoras Gabriela Menezes Zacareli, Raquel Betty de Castro Pimenta e Joali Ingracia Santos de Oliveira.

Nos depoimentos, demonstraram muita força, coragem e resiliência, incentivando todas as mulheres presentes que acreditem em seu potencial, aproveitando todas as oportunidades que surgirem. Agradeceram o apoio das instituições envolvidas no projeto e especialmente a hospitalidade e solidariedade dos amazonenses por acolhê-las e ajudá-las nos momentos de grande vulnerabilidade.

Balanço das edições

Ao logo das cinco edições desenvolvidas no Amazonas, o Projeto Mujeres Fuertes, idealizado pelo MPT-AM/RR e Associação Hermanitos, em parceria posterior com o ACNUR e apoio institucional do Tribunal Regional do Trabalho - TRT 11ª Região e do Instituto Mana, já qualificou 250 mulheres venezuelanas, atingindo indiretamente mais de 670 pessoas, considerando o núcleo familiar de cada uma dessas mulheres.

Executado pela Associação Hermanitos, com financiamento do MPT através de multas de reversão trabalhista, o Projeto promove um conjunto de iniciativas exclusivamente para mulheres refugiadas e migrantes, chefes de famílias monoparentais, oportunizando qualificação profissional, formação empreendedora e alternativas para a geração de renda.

Imprimir