MPT prestigia sessão especial na ALEAM pelos 50 anos da Fundação Centro de Controle de Oncologia-FCECON
A Procuradora-Chefe do MPT na Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, fez parte da mesa de honra da sessão, destacando em sua fala a necessidade de homens e mulheres pensarem, de maneira séria e proativa, a vacinação de crianças e adolescentes como mecanismo para a prevenção do HPV, dentre eles o câncer de colo de útero.
A solenidade pelos 50 anos da FCECON, único hospital público para tratamento de câncer no Amazonas, aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na tarde desta quarta-feira (27/6), com a presença do deputado estadual Delegado Péricles, autor da propositura, do diretor presidente da FCECON, Dr. Gerson Antônio dos Santos Mourão, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, médicos, servidores e pacientes.
Criado em 25 de junho de 1974, como unidade hospitalar Centro de Oncologia (CECON), dispunha de 20 leitos. 15 anos depois, em 1989, foi transformado em Fundação Cecon, passando a ser centro de tratamento oncológico do Amazonas.
Aos 50 anos, a instituição saiu de 20 para 112 leitos; um aparelho de cobaltoterapia para dois aceleradores lineares e um equipamento de braquiterapia para o tratamento de radioterapia; centro cirúrgico com nove salas; parques de imagens e de exames endoscópicos; além de atender, em média, 130 pacientes na quimioterapia diariamente.
O presidente da FCECON, Gerson Mourão, destacou que nessas 5 décadas aconteceram 4 vitórias: “mudamos a história de câncer de mama; vamos mudar a história do câncer de colo; a ajuda inestimável por parte do deputado Péricles (temos o melhor equipamento em termos de endoscopia); e temos a ajuda de outros parceiros para avanço da questão da Tecnologia da Informação (TI) para o nível 5”, declarou Gerson Mourão em vídeo institucional exibido na sessão.
A procuradora-Chefe do MPT-AM/RR, Alzira Costa, parabenizou a Instituição na pessoa dos médicos, de cada um dos servidores e pacientes que conseguiram a cura e exaltou a homenagem como justa e merecida prestada pelo deputado Péricles.
Destacou o papel do MPT no apoio de causas contra os cânceres. “O nosso papel é defender e propor que cada um de nós possamos pensar que temos uma medida muito eficaz que pode evitar o câncer de colo de útero e de pênis e outras formas de HPV, que é a vacinação de crianças de 9 a 12 anos. Se trata de vacinação única, segurança, ferramenta fundamental para a prevenção e imunização prolongada”, disse a procuradora.
Fotos: Hudson Fonseca/ALEAM