• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Vistoria de embarcações a caminho de Parintins: MPT acompanha operação “Chapa Quente”

Vistoria de embarcações a caminho de Parintins: MPT acompanha operação “Chapa Quente”

A Procuradora do Trabalho do MPT no Amazonas e Roraima, Joali Ingracia Santos de Oliveira, esteve na manhã e tarde desta terça-feira (27), no posto de fiscalização da Marinha, nas proximidades do Encontro das Águas, acompanhando a fiscalização da Marinha nas embarcações que vão ao Festival Folclórico de Parintins.

Joali Oliveira é atualmente Coordenadora Regional da CONATPA (Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário), responsável pela promoção e regularização das relações de trabalho nos setores portuário e aquaviários e garantir o meio ambiente de trabalho adequado aos trabalhadores, entre outras atribuições.

Nos barcos visitados, a Procuradora conversou com proprietários, membros da tripulação e usuários. Distribuiu a cartilha “ABC do Trabalho em Embarcações” à tripulação e folhetos de combate à exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes aos viajantes.

Durante os trabalhos, a Procuradora conversou com o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, quando foram traçadas possíveis estratégias para melhorias da segurança da navegação para 2025, neste período de grande fluxo para Parintins.

Operação “Chapa Quente”

A Operação, sob o comando da Marinha do Brasil, tem como missão garantir a segurança da Navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica durante o Festival Folclórico de Parintins e dar apoio aos demais órgãos para que possam cumprir suas atribuições legais.

A CFAOC (Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental), realizará ações de Inspeção Naval nos navios e embarcações (regionais, turísticas e de esporte/recreio), ao longo da calha do rio Amazonas e seus afluentes, entre as cidades de Manaus e Parintins, durante todo o período do Festival de Parintins.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir