30 Jovens venezuelanos se qualificam para primeiro emprego como aprendiz

A solenidade de formatura, realizada pela Osc Hermanitos, aconteceu na última sexta feira (19/7), na sede do MPT, com as presenças dos familiares e todos os parceiros do Projeto Jóvenes em Acción – MPT, ACNUR, SRTE/AM, SIE-E, ABRH e Grupo DB.

Em sua 6ª turma, O Projeto Jóvens em Acción consiste em uma jornada formativa para adolescentes e jovens de 14 a 22 anos para que possam acessar oportunidades como jovens aprendizes. A Organização da Sociedade Civil Hermanitos prepara-os com cursos de português, informática básica, auxiliar administrativo, habilidades comportamentais (soft skills) e oficinas de educação financeira.

Durante a solenidade, os jovens Anghy Suarez, Alejandro Chacin, Angy Valentina Fajardo, Aleska Villasana e Jensmar Beraza, relataram suas experiências na formação, se emocionando quando mencionaram as dificuldades para concluir o curso, a superação da timidez e do medo de falar ao público.

Participaram da culminância a procuradora-Chefe do MPT do Amazonas e Roraima que coordena o Grupo de Trabalho Nacional sobre o Fluxo Migratório da Venezuela, Alzira Melo Costa e a Procuradora do Trabalho coordenadora regional da Coordinfancia, Erika Emediato.

 Recursos

A parceria do MPT é operacionalizada por intermédio de destinação de recursos de multas e de indenizações provenientes de Termos de Ajuste de Condutas (TACs) e de Ações Civis Públicas (ACPs) para custeio do projeto. Atua também junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para o direcionamento desses adolescentes e jovens para as vagas de aprendizagem nas empresas que se encontram devedoras do cumprimento das cotas.

Conforme a lei da aprendizagem (Lei 10.097/2000), empresas de médio e grande porte devem assegurar, no mínimo, 5% de suas vagas para jovens aprendizes e, no máximo, 15%. Além disso, microempresas também podem aderir ao programa, mesmo não sendo obrigatório.O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

 

 

Imprimir