Operação de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Com o intuito de efetivar o deliberado na reunião em Cuiabá-MT, do 4º Grupo de Trabalho do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, cuja Coordenadoria pertence à Dra. Eliane Araque, Procuradora Regional do Trabalho, nos dias 04 a 07 de setembro, durante o Festival de Canção de Itacoatiara, interior do Amazonas, desenvolveu-se uma operação com o fito de combater a exploração sexual, pois havia denúncia feita pelo Conselho Tutelar que, durante o Festival, crianças e adolescentes eram exploradas sexualmente.

A operação foi planejada pelo Procurador de Justiça, Dr. João Bosco de Sá Valente, Coordenador Estadual do Grupo Nacional de Combate à Organização Humana e coordenada pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, Dr. Audaliphal Hildebrando da Silva, junto com o Ministério Público Estadual, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar de Itacoatiara.

A Operação consistia em duas etapas: a) intensificar a vigilância nas estradas, por meio de barreiras, junto com a Polícia Rodoviária Federal para impedir o deslocamento das crianças e adolescentes, sem a autorização dos pais ou responsáveis; b) a vigilância em hotéis e motéis do Município de Itacoatiara.

Nos dias da operação, foi verificada a presença de várias adolescentes e crianças sendo exploradas sexualmente.

Foram efetuadas duas prisíµes em flagrantes, sendo que numa delas foi preso um dos 03 (três) chefes do tráfico do Município de Itacoatiara, que na ocasião estava no motel Status com uma criança de 12 (doze) anos, e responderá criminalmente por estupro presumido.

Quanto ao motel, far-se-á uma petição para a cassação de seu alvará.

Imprimir