Prêmio MPT na Escola 2022: finalistas de Boa Vista recebem prêmios em solenidade
O salão do Teatro Municipal de Boa Vista foi palco da entrega do Prêmio MPT na Escola 2022 (etapa estadual/Roraima), nesta quinta-feira (25/8), com as presenças de membros do MPT, da Justiça do Trabalho, estudantes, pais, professores e gestores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Foram premiados, com o tema "Trabalho Infantil", os alunos do 4º e 5º anos nas categorias desenho, conto, poesia e música. Os alunos do 6º e 7º anos foram premiados nas categorias desenho, conto e poesia, abordando o tema: “Aprendizagem Profissional/Profissionalização de adolescentes". Os estudantes classificados em 1º lugar ganharam um tablet; em 2º lugar foram contemplados com um celular; e em 3º lugar receberam uma mochila com material escolar. Os professores dos alunos contemplados com o 1º lugar receberam prêmio no valor de R$ 700,00. Em Boa Vista, 55 escolas municipais participaram do Prêmio, envolvendo mais de 12 mil alunos.
Premiação
Os prêmios foram entregues pelo procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordinfância, Jorsinei Dourado do Nascimento; pela procuradora e vice-coordenadora regional da Coordinfância, Luiza Barreto Braga; pela procuradora e Coordenadora da PTM de Boa Vista, Gleyce Amarante Araújo; pela Juíza do Trabalho Titular da 2ª Vara do Trabalho de Boa Vista, Samira Márcia Zamagna Akel, representando o TRT11; e a presidente do Rotary Clube/Boa Vista-Caçari, Elis Paluto.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura adjunta, Meire Jane Gomes, destacou que os trabalhos expostos no painel alcançaram alunos, professores e especialmente a família. “O projeto foi além dos muros das escolas, ele envolveu a família nessa reflexão sobre o trabalho infantil”, disse.
O Procurador Jorsinei agradeceu aos parceiros no desenvolvimento do projeto MPT na Escola, em especial as secretarias estadual e municipal de Educação de Roraima e Boa Vista. Exaltou a importância da Escola no combate ao trabalho infantil, trabalhando diretamente com as crianças e adolescentes. Dirigiu também sua mensagem aos estudantes e pais presentes na solenidade. “Crianças e adolescentes aqui presentes, continuem na escola, o estudo vai mudar a vida de vocês para melhor, essa premiação é apenas um símbolo de que o caminho que vocês escolheram foi o correto. Senhores pais, continuem incentivando seus filhos a estudarem e evitem o trabalho infantil”.
Os vencedores
Todos os finalistas mostraram seus trabalhos e a atração maior foi a apresentação das equipes que cantaram suas músicas, com a torcida dos pais e professores.
Confira a lista dos vencedores:
Próxima etapa
Vencida a etapa regional, os primeiros colocados concorrerão na etapa nacional do prêmio MPT na Escola 2022.
Prêmio MPT na Escola
O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do trabalhoinfantil para asociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os (as) profissionais da educação em multiplicadores (as) do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes; fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização,conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteçãodo(a) adolescente trabalhador (a); reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos (as) alunos (as), bem como a dedicação dos (as) educadores (as) envolvidos (as) nas ações de prevençãoà violação dos direitos de crianças e adolescentes.