• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Procuradora-Chefe do MPT-AM/RR, Alzira Costa, recebe Prêmio Neide Castanha 2024 por ações em defesa da Criança e Adolescentes do Amazonas.

Procuradora-Chefe do MPT-AM/RR, Alzira Costa, recebe Prêmio Neide Castanha 2024 por ações em defesa da Criança e Adolescentes do Amazonas.

A premiação, cuja estatueta foi criada pelo cartunista Ziraldo, contempla 8 categorias.

Em sua 13ª edição, o Prêmio Nacional Neide Castanha é uma honraria concedida a projetos e iniciativas que se destacam na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A entrega oficial da estatueta ocorreu no dia 14 de maio, durante a Sessão Solene em alusão ao 18 de Maio, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos deputados, em Brasília.

A entrega da estatueta na categoria Cidadania à procuradora-Chefe do MPT, Alzira Melo Costa, aconteceu em Manaus, na última segunda-feira feira (20/6), no auditório Belarmino Lins, da ALEAM, durante abertura do Seminário Estadual de enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescentes em alusão ao 18 de maio.

A procuradora foi reconhecida pelo trabalho executado nos quase 10 anos que atuou como Coordenadora-Regional da Coordinfância do MPT, quando desenvolveu várias frentes de trabalho na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do Amazonas.

Ao ser chamada para a entrega do troféu, a procuradora foi personificada a uma “semente que sonhou, acreditou, enfrentou desafios e floresceu, tornando-se uma árvore com raízes profundas, tronco sólido e copa ampla, enfrentando as tempestades e oferecendo abrigo, apoio e consolo àqueles que dela necessitam”

Em seu pronunciamento, Alzira Melo Costa destacou “que no enfrentamento às graves violações de direitos humanos, como é o caso da violência sexual contra crianças e adolescentes, somente a atuação em rede, articulada, integrada e em defesa da melhoria dos serviços de proteção, atendimento e repressão, em um processo de fortalecimento mútuo é que conseguiremos fazer a diferença. A estatueta representa o esforço do MPT em participar dessa rede de proteção e contribuir para que inúmeras instituições possam atender de maneira humanizada crianças e adolescentes. É querer para o filho dos outros, o mesmo bem que queremos para os nossos filhos”.

Relação dos agraciados na 13ª Edição Prêmio Neide Castanha (2024)

- Cidadã: Alzira Melo Costa (Amazonas);

- Boas Práticas em Rede: Rede Cáritas Brasileira pela Idealização do Projeto Içá Ação e Proteção (Amazonas);

- Boas Práticas no enfrentamento à exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil: Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba pelo projeto Criançar;

- Protagonismo de Crianças e Adolescentes: Programa Cidadão Digital da Safernet Brasil;

- Responsabilidade Social: SEST SENAT pela realização do projeto Proteção;

- Produção do Conhecimento: Pesquisa “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil”, realizada pelo Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente, vinculado ao departamento de Serviço Social da UFPE;

- Atuação Parlamentar: Ana Paula Lima;

- Comunicação Digital: Documentário “Um crime entre nós”, produzido pela Maria Farinha Films.

Imprimir