• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Procuradora-Chefe do MPT, Alzira Costa, e presidente do TRT 11, Audaliphal Hildebrando, recebem Medalha Ruy Araújo da ALEAM

Procuradora-Chefe do MPT, Alzira Costa, e presidente do TRT 11, Audaliphal Hildebrando, recebem Medalha Ruy Araújo da ALEAM

Maior honraria concedida pelo Poder Legislativo do Estado do Amazonas (ALEAM) a personalidades que se destacam em suas áreas de conhecimento e atuação, o evento aconteceu nesta terça-feira (5) no Plenário Ruy Araújo.

A medalha foi conferida à Procuradora-Chefe do MPT, conforme aprovação da Resolução Legislativa n.º 940/2021, oriunda do Projeto de Resolução Legislativa nº 93/2021, de autoria da então Deputada Nejmi Aziz e do Deputado Delegado Péricles.

Ao falar aos homenageados, o Deputado Péricles destacou que a entrega das medalhas são o reconhecimento das suas trajetórias e contribuições em favor dos direitos fundamentais dos trabalhadores amazonenses.

Ao discursar, agradecendo o reconhecimento dado ao seu trabalho, Alzira Costa se emocionou quando falou de suas raízes como Amazônida. “Sou cabocla, descendente da diversidade, que marcou a formação social da nossa Amazônia. Corre em minhas veias sangue dos povos originários, dos europeus e de meus pais nordestinos. Essa mistura toda trouxe para meu coração, para minha alma, para meu espírito, uma combinação única, que com certeza me faz ter muito orgulho de ser Amazônida”. Alzira concluiu sua fala invocando a canção Maria, Maria, de Milton Nascimento, em forma de oração: “Que nossa Senhora nos conceda a ‘raça, gana, sempre’; que nos conceda ‘manha, graça’ para que tenhamos ‘sonho, sempre’, e que nesses sonhos eles sejam povoados de generosidade, de empatia, respeito, e, sobretudo, amor ao próximo, pois sem amor, nada somos”.

O Desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva também agradeceu ao deputado Delegado Péricles, pela iniciativa, destacando que a homenagem reflete não apenas ao seu trabalho, mas o legado de todos que vieram antes dele e que virão depois dele.

Trajetória da Procuradora

Nascida em Manaus, Alzira melo Costa é graduada pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, possui especialização em direito processual civil pela FAMETRO, mestranda em direito ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Foi analista judiciária do TRT 11ª Região nos anos de 2006-2009. Em setembro de 2009 ingressou no MPT – Ministério Público do Trabalho, tendo começado sua carreira na PTM de Ji-Paraná-RO. Removeu para Manaus, no final de 2010. Desde 2011 exerce as atividades em Manaus. Ao longo desses 15 anos como Procuradora do Trabalho atuou em diversas áreas, com destaque para causa de erradicação do Trabalho Infantil, Enfrentamento À Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, enfrentamento à Tráfico de Pessoas, promoção do trabalho decente de catadores e catadoras de materiais recicláveis e garantia de direitos da população em situação de rua, em especial a promoção de direitos para autossuficiência. Vem atuando na elaboração de políticas públicas para promoção de trabalhadores migrantes e refugiados, em especial mulheres, tendo desenvolvido o Projeto MUJERES FUERTES, que concorre para premiação do prêmio CNMP-2024. A Procuradora já teve outras experiências com a gestão no MPT no Amazonas e Roraima. Foi Chefe-Substituta no biênio 2011-2013, Chefe nos biênios 2013-2015 e 2022 – 2024 e reconduzida ao cargo para o biênio 2024-2026. Atualmente coordena as atividades do Grupo Nacional de Migrações Internacionais, com atuação em todo o Brasil.

Trajetória do Desembargador

Com formação em Direito e Letras, Audaliphal Hildebrando da Silva é natural de Salvador (BA), foi Procurador do Trabalho e exerce o cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região desde 2022. Ele traz em seu currículo uma trajetória rica em experiências no combate à exploração infantil e à prostituição, além de participação ativa em campanhas de erradicação do trabalho infantil no Amazonas.

Foi Procurador-Chefe do MPT por quatro vezes consecutivas, sempre com o apoio de seus pares.

Em 2012, tomou posse como desembargador do TRT-11, onde se dedica à defesa dos direitos dos trabalhadores e à busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Procuradora-Chefe Alzira Melo Costa e familiares

Procuradora-Chefe Alzira Costa acompanhada das procuradoras do Trabalho Maria Clara Mattei e Raquel Betty Pimenta

 

Fotos: Márcio James

Imprimir