MPT alinhava acordo para resolver situação dos trabalhadores de coleta de lixo em Manaus

Após vários e vários anos trabalhando em situação precária numa jornada de até 12 horas por dia, houve uma reunião na Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região sob a presidência do Procurador-Chefe, Dr. Audaliphal Hildebrando da Silva para se buscar uma solução para o problema.

Participaram dessa audiência o Secretário Municipal de Direitos Humanos, Dr. Francisco Jorge Ribeiro Guimarães e o Secretário Municipal de Limpeza Pública, Dr. Paulo Ricardo Rocha Farias, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Amazonas e as empresas TUMPEX e ENTERPA, responsáveis pela coleta.

Dentre outras questões alevantas destaca-se: excesso de jornada, falta do uso de Equipamento Individual, velocidade de deslocamento dos caminhões quando da coleta, redução dos salários dos trabalhadores face à diminuição das horas extras.

As empresas, inclusive, apresentaram uma Análise Ergonômica do Trabalho para os Postos de Coletores e Motoristas e a Secretaria, o Quadro Atual das Concessionárias TUMPEX e ENTERPA e Proposta do Novo Quadro.

As negociações já estão em fase avançada e todos conscientes que tal estrutura oferecida aos trabalhadores não pode continuar.

Imprimir